A literatura carioca ressurge no Rio em passeio histórico

  Literatura carioca de volta as ruas.

 

Criado pela guia de turismo do Revelando o Brasil, Juliana Fiúza, que também é a escritora deste blog, o passeio “Rio Literário”, tem a missão de resgatar um dos maiores bens da cidade e do povo: a literatura carioca.

 

O passeio é feito a pé, no estilo walking tour, e se inicia por uma breve visita guiada à Biblioteca Nacional, no qual a própria guia realiza o guiamento. O passeio segue então pelas ruas do Rio,  destacando-se pontos importantes como: Academia Brasileira de Letras, Real Gabinete Português de Leitura e Confeitaria Colombo.

Mas não para por aí! Muitos locais pouco conhecidos foram mapeados pela guia (que é muito fã de literatura, principalmente, literatura carioca)  e então acrescentados no roteiro. Sem contar os bens imateriais que não poderiam ser esquecidos, como as Obras de Machado de Assis.

Aliás, uma das casas “perdidas” de Machado de Assis faz parte do roteiro “Rio Literário”. Legal, né?

Além de grandes curiosidades sobre os autores, a literatura carioca, obras e explicações sobre os estilos literários mais importantes, os participantes são convidados a recitarem poesias e trechos de livro em pontos estratégicos. E durante todo o passeio, eles ouvem poesias que foram musicadas por grandes compositores, como Tom Jobim e Chico Buarque, que são a trilha sonora do passeio.

Tem forma melhor de caminhar pelas ruas do Rio?

Confira abaixo um vídeo feito durante a leitura de “Poema em Linha Reta” de Fernando Pessoa, em frente o Real Gabinete Português de Leitura, por um dos participantes:

 

Vale saber: Não há contra indicações para participar do passeio, e o walking tour praticado pela equipe do Revelando o Brasil é free, ou seja, não há valor de ingresso. No final, é pedido uma contribuição voluntária, pois o grupo não recebe nenhum tipo de patrocínio ou possui outra forma de renda.

E você sabia? O Revelando o Brasil possui uma equipe de guias talentosos e é um dos projetos mais famosos do Rio. Ficou com vontade de participar do roteiro? Confira as datas no facebook:

https://www.facebook.com/RevelandooBrasi

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *