Exposição Tom 90 Anos no Teatro SESI

 

Em todo mês de novembro, o SESI comemora o Dia Nacional da Cultural Brasileira, 5 de novembro, com programação que a exalte. Felipe Coquito, analista cultural da Divisão de Cultura e Arte no Teatro SESI contou os detalhes.

“Em 2017 o Tom estaria completando noventa anos, e como um ícone de nossa cultura, nada mais apropriado do que ele ser o homenageado esse ano.”

A exposição está sendo realizada em parceria com o Instituto Antonio Carlos Jobim, dirigido pelo seu filho, Paulo Jobim, e conta a história do maestro através de painéis e itens de seu acervo pessoal, como o chapéu Panamá. Os painéis são encarregados de contar de forma cronológica a carreira do maestro, alternando entre frases, composições e fotos do músico. No primeiro dia, uma mesa do Tom também foi exposta, mas por motivos de segurança, devido ao fluxo de visitantes, a mesa foi retirada.

O piano e a case do violão não são do Tom, mas sim do teatro, que achou apropriado para compor o cenário, que inclui até um painel que remonta o quarto em que o Tom costumava compor, na famosa Rua Nascimento Silva, 107.

 

Dois painéis do Tom, iguais aos do Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, compõem o ambiente, que também exibe o documentário “A Música Segundo Tom Jobim”, do Saturnino Braga, Nelson Pereira e a neta, Dora Jobim.

Além da exposição, o teatro está com programação diária sobre a Bossa até dezembro, com ingressos entre R$10,00 e R$20,00.

A exposição pode ser visitada de segunda à sexta, de 10h as 19h, na Av. Graça Aranha, 1. A entrada na exposição é gratuita.  Você também pode participar walking tour “Rio Literário”, que leva os participantes a conhecerem a exposição, ou ao walking tour “90 Anos de Jobim” que é dedicado ao maestro.

Saiba mais aqui!

Mais fotos da exposição:

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *