Tour Gastronômico: Origens da Culinária Carioca

Tour Gastronômico: Origens da Culinária Carioca

setembro 30, 2019 0 Por Juliana Fiúza

O Tour Gastronômico: Origens da Culinária Carioca leva os participantes a conhecerem a história da gastronomia carioca pelas ruas e restaurantes do Rio.

Não é apenas a beleza do Rio de Janeiro que encanta os próprios cariocas e turistas, mas também a gastronomia da cidade. Entre restaurantes centenários ou de recém inauguração, é possível saborear cada pedacinho da cultura efervescente que passa pelas ruas do centro, por exemplo. Querer degustar tudo isto e mais um pouco em harmonia e conjunto é o que me levou a criar o roteiro.

O passeio começa na Sala Cecília Meirelles, onde apresento um pouco da história da culinária carioca, que possui bastante sincretismo cultural em sua essência.

A primeira parte da formação da culinária carioca se deve aos índios. Fazia parte do cardápio diversas opções, como macacos, antas, pacas, cotias, gaviões, lagartos e até mesmo cobra cascavel.

As galinhas foram introduzidas no Brasil com a chegada dos portugueses, para o espanto dos índios, que não a viam como uma carne comestível. Apesar da influência europeia, a cultura indígena é tão forte que até hoje está presente em nosso dia a dia.

Após este primeiro passo, o tour passa por diversos restaurantes históricos do centro da cidade, como Adega Flor de Coimbra, Cosmopolita e ainda há uma pausa para um lanche na Leiteria Mineira.

Outros locais visitados são o Edifício Serrador, que recebeu uma das primeiras grandes casas de show do Brasil, a “Night and Day”; e a Casa Paladino, que surgiu como uma sofisticada delicatessen em 1906 e mantém intocada sua decoração interna; e também a história de pratos como o Filé Oswaldo Aranha, Feijoada, Sorvete e a sopa Leoa Veloso.

O roteiro ocorre mensalmente e você pode conferir as datas na agenda aqui do site ou na página do facebook, Papo de Guia.