Juliana Fiúza/ setembro 30, 2019/ Roteiros/ 0 comments

O tour O Rio de José de Alencar leva os participantes a conhecerem a história de José de Alencar, e sua obra, pelas ruas do Rio.

Apesar de nordestino, o escritor José de Alencar fez grande parte de sua vida e obra no Rio de Janeiro. Um exemplo é que seu primeiro grande livro, “O Guarani”, assim como suas peças de teatro, foram escritas por ele enquanto morava em um sobral na Rua da Constituição.

O roteiro foca em ruas pelo centro do Rio que aparecem em obras ou foram marcantes na vida de José de Alencar. O tour começa em frente à Casa França-Brasil, onde era a antiga Praça do Comércio, local citado no romance “Pata da Gazela”, que revela a predileção de José de Alencar pelos pés das moças. Outros pontos visitados são a Rua do Ouvidor e a Rua São José que aparecem nos romances “Lucíola” e “Senhora”, respectivamente.

O passeio também mostra aspectos pessoais da vida do escritor, como quando visita a Sala Cecília Meirelles, onde conto a história acadêmica de Alencar, pois ele estudou perto da sala de concertos, e sobre os eventos importantes que o Rio passou com participação da família de José de Alencar, como a criação por parte de seu avô, do Clube da Maioridade, que organizou o “Golpe da Maioridade”, que fez de Dom Pedro II imperador.

Resolvi fazer o roteiro sobre José de Alencar por ser apaixonada pela obra dele. Era um homem diferente, avesso a vida social dos escritores da época, e também polêmico. Chegou a escrever cartas ao imperador contra a Guerra do Paraguai e também a favor da escravidão. Além disso, para conhecer a obra de José de Alencar é necessário conhecer o contexto em que foram escritas, além da personalidade e motivações do autor. Essa é a proposta do roteiro.

O tour ocorre mensalmente e você pode conferir na agenda aqui do site ou na página do facebook, do Papo de Guia.

Share this Post

About Juliana Fiúza

Juliana Fiúza é guia de turismo e empresária em sua agência, Papo de Guia. Mora no Rio de Janeiro, é estudante de letras, apaixonada por música, literatura, cultura pop e papelaria.

Deixe um comentário

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*