Juliana Fiúza/ novembro 3, 2019/ Blog/ 0 comments

A prefeitura lançou em 2017 um mapa interativo de árvores protegidas do Rio.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), através de parceria entre seu setor de geoprocessamento e a Fundação Parques e Jardins, a ferramenta apresenta as árvores e conjuntos de vegetação protegidas por tombamento, imunidade de corte ou por serem considerados conjuntos extraordinários de árvores da cidade.

A iniciativa, que poderá ser usada em computadores e dispositivos móveis, permitirá a qualquer pessoa, morador ou visitante, conhecer as árvores mais antigas, bonitas e importantes.

– Esse mapa interativo vai ser importante ferramenta de pesquisa para estudantes e especialistas na questão ambiental. Ter catalogadas todas as árvores tombadas e protegidas enriquece qualquer acervo ambiental. É um importante legado que fica – disse Justino Carvalho.

O Rio conta com centenas de árvores ou conjunto de árvores protegidas na cidade, por mais de 40 instrumentos legais, leis, decretos e portarias, tombadas, conforme legislação do patrimônio cultural, ou decretadas imunes de corte, pela legislação ambiental.

Algumas árvores protegidas da cidade do Rio

árvores protegidas do Rio
As figueiras da Santa Casa da Misericórdia são tombadas.

As primeiras árvores protegidas foram as dez tombadas pelo Decreto “E” nº 1902/67, em Paquetá, entre elas a Maria Gorda, um famoso baobá. A primeira árvore decretada imune de corte na cidade foi a famosa figueira da Rua Faro, no Jardim Botânico, pela Portaria nº 037/80 do IBDF. Já a primeira decretada imune de corte pela prefeitura foi o pau-ferro situado na Rua Marquês de Olinda, em Botafogo, pelo Decreto n° 12.625/94. A última a ser decretada imune de corte foi um pau-brasil na Rua Uruguai, na Tijuca, pelo Decreto n.° 33.205/10.

Qualquer cidadão pode solicitar a decretação de imunidade de corte junto à Seconserma, conforme previsto no Decreto n° 19.146/00. 

O mapa interativo também está disponível para o público, basta acessar aqui e navegar pela cidade em busca das árvores.

Texto: http://www.prefeitura.rio/web/guest/exibeconteudo?id=7083363

Share this Post

About Juliana Fiúza

Juliana Fiúza é guia de turismo e empresária em sua agência, Papo de Guia. Mora no Rio de Janeiro, é estudante de letras, apaixonada por música, literatura, cultura pop e papelaria.

Deixe um comentário

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*